domingo, 5 de junho de 2011

10º Fichamento


LEVANTAMENTO CIENCIOMÉTRICO DA SERPENTE B. MOOJENI PARA A ÁREA DA SAÚDE HUMANA

NICOLE CRISTINA LOPES DUTRA
MARIANA PIRES DE CAMPOS TELLES

Os autores buscaram analisar a relação entre a serpente vulgarmente conhecida como Caiçaca e a saúde humana, para tanto depararam-se com a falta de material literário sobre o tema, obstáculo que ultrapassaram da melhor foma que lhes foi possível.
Fenômenos como a industrialização, a urbanização, o crescimento da área de plantio de monoculturas têm acelerado o processo de extinção de várias espécies do Cerrado. Entretanto, apesar de todos esses fatos, não existem serpentes da região Centro-Oeste ou do Cerrado na Lista Brasileira Oficial de Répteis Ameaçados de Extinção (IBAMA, 2003). Provavelmente este fato está acontecendo não necessariamente porque não existem espécies de serpentes em risco ou em perigo de extinção, mas sim pela escassez de estudos realizados com as espécies nativas dos Cerrados.
A Caiçaca (Bothrops moojeni) é uma espécie de serpente que sofre com alteração e fragmentação de habitat, assim como outros dos componentes da Herpetofauna do Cerrado. Essa é uma espécie do gênero Bothrops, amplamente distribuída na Região Centro-Oeste do Brasil e em regiões vizinhas da Argentina e do Paraguai. Ela é bastante comum no Brasil e uma das maiores responsáveis por acidentes ofídicos em algumas regiões como Brasília e Triângulo Mineiro. Apesar de ser uma espécie com grande importância na área da saúde, não existem estudos que caracterizem variabilidade genética e divergência genética nesta espécie, bem como em nenhuma das 38 espécies do gênero Bothrops. O veneno da Bothrops moojeni (bem como de outras serpentes peçonhentas) é uma mistura complexa de proteínas com atividade biológica. Tem grande interesse médico-científico e pode ser utilizado como modelo para o desenho de novos fármacos de aplicação na saúde.
O método utilizado pelos autores foi a busca na internet por estudo realizados sobre o tema, e a partir daí uma análise sistemática sobre os temas envolvendo a serpente Caiçaca.
A importância da espécie para a área da saúde foi levantada com base numa revisão sistemática da literatura que disponibiliza trabalhos em livros-textos, sítios na internet e em periódicos científicos especializados.
Com base no resultado do levantamento cienciométrico no sítio Institute for Scientific Information (ISI), pôde-se perceber que quando a palavra utilizada na busca foi “serpente”, dos 869 artigos encontrados, 51% são oriundos da área de zoologia, sugerindo que ainda são básicos os conhecimentos acerca das espécies deste grupo de animais. Nesta mesma busca, ainda é possível observar que apenas cerca de 9% dos artigos dizem respeito às áreas de genética e conservação da biodiversidade. É interessante ressaltar que este resultado diz respeito às serpentes do mundo todo.
Da análise conjunta de toda esta busca, percebe-se que a grande maioria dos estudos com serpentes estão sendo desenvolvidos nas áreas mais estritamente relacionadas à saúde, mostrando a importância de se investir tanto em estudos genético-populacionais quanto genético-evolutivos, fornecendo desta maneira mais informações para subsidiar, complementar e direcionar os trabalhos com aplicações mais imediatas na área da saúde. Pode-se perceber que a grande maioria dos artigos publicados no sítio Institute for Scientific Information (ISI) que usam a espécie Bothrops moojeni se concentram nas áreas de Bioquímica & Biologia Molecular, Toxicologia e Farmacologia & Farmácia. Não existe nenhum trabalho publicado, até a presente data, que avalie a variabilidade genética desta espécie.


Nenhum comentário:

Postar um comentário